O que esperar dos acasalamentos?


Conheça o sistema de julgamento do cavalo pampa brasileiro de sela


  
Artigos


1)A importânica da Psicologia Equina no treinamento e apresentação em exposições.

2)Adestramento profissional - Base para uma marcha de qualidade

3)Treinamento da marcha em animais jovens

4)Treinamento da marcha em animais adultos


soon...






 

A pelagem pampa padrão é classificada como uma pelagem conjugada, porque é caracterizada pela conjugação da cor branca com outra cor sólida, podendo ser:

1 - Pampa de alazã (ou outra pelagem) - Quando as manchas brancas predominam, cobrindo área superior a 50%.


Click Aqui Para Ampliar

Pelagem pampa de alazã. Notar que a cor branca ocupa área superior a 50% em relação à área de cor alazã. Na foto, o garanhão ÁS DE OUROS, de origem Mangalarga Marchador, com registro na ABCPAMPA e ACMM.

2 - Preta Pampa (ou outra pelagem) - Quando a cor sólida domina, com as manchas brancas perfazendo até 50% da superfície do pescoço e/ou tronco.

Click Aqui Para Ampliar
Pelagem preta pampa. Notar que a cor preta ocupa área superior a 50% em relação à área de cor branca. Na foto, o garanhão ÁS DE ESPÁDAS, de origem Mangolina, registrado na ABCPAMPA e ACMM.

NOTA: Na pelagem pampa padrão geralmente as malhas brancas, de formato irregular, se apresentam distribuídas de um lado a outro, entre pescoço e garupa. Nos casos de animais de pelagem sólida, apresentando somente cauda e/ou crina branca, a herança genética será da pelagem pampa padrão, podendo os produtos nascerem com malhas brancas bem distribuídas.

Uma segunda variedade de pelagem malhada é a bragada, caracterizada pela ocorrência de malha ( ou malhas ) branca localizada nos costados ou na região ventral. Ao contrario da variedade pampa padrão (que é a mesma da tobiana no resto do mundo), que tem herança genética dominante, a variedade bragada apresenta herança genética recessiva. Portanto, é impossível nascer um produto de pelagem pampa padrão descendente de pais bragados.

Click Aqui Para Ampliar
Pelagem tordilha bragada, representada neste égua de origem Mangalarga Marchador. Notar que as malhas brancas estão localizadas nas regiões dos costados e do ventre.. Na pelagem pampa padrão, o mais comum é a distribuição das malhas brancas entre pescoço e garupa, cobrindo de um lado a outro.

Uma terceira variedade de pelagem malhada é a tigrada, geralmente de ocorrência em animais descendentes do acasalamento entre pais de pelagens pampa padrão X bragada. A distribuição das malhas é exótica, não sendo raros os casos de incidirem manchas escuras de tamanho variado, e formato irregular, sobre fundo branco

Click Aqui Para Ampliar

Pelagem malhada Tigrada, representada pelo garanhão de origem Mangalarga de nome Idioma da São José.

 

      Home
      Origem
      Conformação
      Andamentos
      Como Registrar
      Mundo Pampa
      Mercado Pampa
      Pampas À Venda
      Vitrine de Haras
      Biblioteca
      Videoteca
      Cursos
      ACMM
      Loja Virtual
      Artigos Técnicos
      Fale Conosco



soon...



 

este site é propriedade da Equicenter
produzido pela RDAtecnologia
texto: Lúcio Sérgio de Andrade - Zootecnista
© 2001 todos os direitos resevados.